49,5% acham que governo deveria retaliar tarifas de Trump, diz AtlasIntel

 

49,5% dos brasileiros defendem que o governo federal tome medidas contra os Estados Unidos caso a gestão de Donald Trump imponha tarifas de importação mais altas, aponta pesquisa Latam Pulse da AtlasIntel e da Bloomberg publicada nesta terça-feira (1º).

Outros 44,4% são contrários a retaliações, enquanto 6,1% não souberam responder.

Dentre as respostas mais defendidas pelos brasileiros, estão o aumento de tarifas a produtos norte-americanos (45,2%) e o refoço das relações diplomáticas e comerciais com rivais dos EUA, como a China (44,7%).

chart visualization

Antes de voltar a Casa Branca, ao reafirmar a promessa de elevar as tarifas de importação norte-americanas, Trump citou a economia brasileira dizendo que “quem nos taxar, taxaremos de volta”.

O presidente dos EUA voltou a apontar para o Brasil quando anunciou planos de tarifas recíprocas e criticou quanto o país cobra pela entrada do etanol.

O governo federal tem apostado no caminho do diálogo, com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), encabeçando as conversas com autoridades dos EUA.

Nessa linha, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou no dia 12 de março que não haveria retaliação.

Porém, na quinta-feira (27), durante entrevista coletiva no Japão, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), defendeu que “não dá pra gente ficar quieto” e avaliou que sobretaxar os produtos norte-americanos seria “uma decisão a se fazer”.

Este conteúdo foi originalmente publicado em 49,5% acham que governo deveria retaliar tarifas de Trump, diz AtlasIntel no site CNN Brasil.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se para receber as principais novidades em seu e-mail.

Portal de notícias Dealer Intelligence