Senado dos EUA aprova Scott Bessent como secretário do Tesouro

 

O Senado dos Estados Unidos confirmou Scott Bessent para liderar o Departamento do Tesouro na noite de segunda-feira (27). A votação acabou em 68 votos favoráveis à indicação contra 29.

Bessent é o quinto indicado do presidente Donald Trump confirmado pelo Senado e recebeu apoio bipartidário.

Como secretário, Bessent desempenhará um papel fundamental na promulgação da agenda trumpista, enquanto o Congresso liderado pelo Partido Republicano trabalhará para dar continuidade à campanha de corte de impostos do primeiro mandato de Trump, antes que eles expirem no final do ano.

Outra pedra no caminho dos republicanos é o teto da dívida dos EUA.

Isso vem na esteira do forte crescimento e de uma baixa taxa de desemprego de 4,1%, embora a inflação continue a pairar acima da meta de 2% do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA).

Uma economia estável dos EUA torna o trabalho de Bessent um pouco mais fácil. Seu plano econômico “3-3-3” inclui reduzir o déficit do orçamento federal para 3%, atingir 3% do PIB e produzir mais 3 milhões de barris de petróleo por dia até o fim do segundo mandato de Trump.

Trump também enfatizou seu desejo de cobrar tarifas sobre alguns dos principais parceiros comerciais do país, particularmente China, Canadá e México, ainda esta semana — uma medida que, segundo especialistas, pode desencadear inflação, já que os consumidores americanos pagarão a conta desses preços mais altos.

Bitcoin supera US$ 80 mil pela 1ª vez com otimismo por governo Trump

Este conteúdo foi originalmente publicado em Senado dos EUA aprova Scott Bessent como secretário do Tesouro no site CNN Brasil.

 

Newsletter

Cadastre-se para receber as principais novidades em seu e-mail.

Portal de notícias Dealer Intelligence