Um projeto de agricultura familiar desenvolvido em Parnaíba, no Piauí, recebeu reconhecimento internacional ao ser premiado pela Organização das Nações Unidas (ONU). A iniciativa demonstra que é possível conciliar a produção de alimentos com a preservação ambiental, alinhando-se às discussões sobre sustentabilidade que serão abordadas na COP30.
Nos “Quintais Agroecológicos” famílias aprendem a trabalhar em harmonia com a natureza e com base nos conhecimentos ancestrais. Esta estratégia visa produzir alimentos de forma integrada, gerando trabalho e renda para a agricultura familiar, sem o uso de agrotóxicos.
Práticas sustentáveis e inovadoras
O projeto implementa diversas práticas sustentáveis, incluindo:
– Adubação orgânica com reaproveitamento de resíduos animais
– Produção de energia limpa
– Conservação da água
– Preservação da mata ciliar
– Manutenção de corredores ecológicos para proteção da fauna local
– Plantio integrado à floresta
Um dos destaques do projeto é a eficiência no uso de recursos. Como explica Josenildo Souza, professor do Projeto Quintais Agroecológico: “Do resíduo da aquicultura em sistema de recirculação, da criação de peixes, ensinamos as comunidades a transformar esses resíduos em biofertilizantes – ricos em nitrogênio e potássio – em adubo para as hortas, pomares e roçado”.
Inclusão social e reconhecimento internacional
O projeto abrange diversos grupos sociais, incluindo camponeses, comunidades indígenas, quilombolas e assentamentos rurais, com destaque para a participação de mulheres e jovens como protagonistas.
O reconhecimento internacional veio por meio de um prêmio concedido pela UNAI (United Nations Academic Impact), devido à implementação de sistemas de produção diversificados em pequenas áreas e por estar alinhado a 16 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
A premiação ressalta a capacidade do Brasil em desenvolver soluções sustentáveis: “A gente pode mostrar ao mundo que é possível fazer com energia limpa e o quanto no Brasil temos capacidade tecnológica, temos inovação, temos ideias”, afirma o professor.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Projeto de agricultura familiar ganha prêmio da ONU no site CNN Brasil.