Stoxx 600 atinge mínima de três meses após alerta da Rússia sobre doutrina nuclear

 

O principal índice acionário da Europa caiu para seu menor nível em três meses nesta terça-feira (19), uma vez que o aumento das tensões geopolíticas, após o alerta da Rússia sobre sua doutrina nuclear atualizada, levou investidores a trocarem as ações por ativos seguros.

O índice STOXX 600 perdia os ganhos iniciais e recuava 1,01%, a 497,74 pontos, no caminho para um terceiro dia consecutivo de perdas, com ativos seguros, como o ouro e o dólar, novamente em alta.

O Kremlin disse que o objetivo da doutrina nuclear atualizada é fazer com que os inimigos em potencial entendam a inevitabilidade da retaliação russa a um ataque.

“Não acho que isso terá qualquer impacto sobre a economia ou os lucros (europeus). É apenas uma reação natural a sempre que a palavra nuclear é mencionada por qualquer chefe de Estado”, disse Patrick Armstrong, diretor de investimentos da Plurimi Wealth.

“Obviamente, isso faz com que os investidores se preocupem com as possíveis desvantagens, assim como um investimento em ações é motivado pela esperança de uma vantagem. Portanto, não acho que seja nada além de retórica, e o mercado vai superar isso.”

O setor automobilístico e financeiro caíam mais de 2% cada, sendo os setores mais atingidos em um declínio geral do mercado.

As próximas nomeações para secretário do Tesouro dos EUA e representante comercial do presidente eleito, Donald Trump, também estão em foco após as escolhas da semana passada para os cargos de saúde e defesa.

Investidores estão começando a questionar o efeito das políticas inflacionárias de Trump, como possíveis cortes de impostos, enquanto também aguardam os resultados da Nvidia, na quarta-feira (20).

Entenda por que os juros caem nos EUA e sobem no Brasil

Este conteúdo foi originalmente publicado em Stoxx 600 atinge mínima de três meses após alerta da Rússia sobre doutrina nuclear no site CNN Brasil.

 

Newsletter

Cadastre-se para receber as principais novidades em seu e-mail.

Portal de notícias Dealer Intelligence