O Banco Central da Rússia elevou sua taxa básica de juros em 200 pontos-base, a 21% ao ano, após concluir reunião de política monetária nesta sexta-feira (25).
A decisão dá continuidade ao ciclo de aperto monetário retomado em julho deste ano, marcando o terceiro aumento consecutivo das taxas.
Em nota, o BC da Rússia frisou que será necessário apertar ainda mais a política monetária para reduzir expectativas inflacionárias e garantir o retorno dos preços à meta de 4% em 2025.
Leia Mais
Orçamento está espremido para as agências reguladoras, diz ex-diretor da Aneel ao WW
Nível da inflação coloca Trump como ligeiro favorito na corrida eleitoral dos EUA, diz especialista da Eurasia
Governo aproveita Brics para facilitar exportações do agro para a Rússia
“Deixamos em aberto a perspectiva de aumentar a taxa de juros na próxima reunião”, afirmou, renovando alerta feito em decisões anteriores.
O comunicado observou que a inflação segue “consideravelmente acima” das projeções feitas pelo BC russo em julho, enquanto expectativas inflacionárias e a demanda doméstica continuam a crescer no país, em ritmo incompatível com a capacidade de ampliar a oferta de bens e serviços.
O BC também alertou que os gastos fiscais adicionais do governo da Rússia e a expansão do déficit orçamentário estão provocando efeitos inflacionários, somando-se aos riscos de alta da inflação no curto prazo diante da deterioração no comércio exterior.
O BC russo agora projeta que a inflação deve ficar entre 8% a 8,5% no fim de 2024, após a aceleração dos preços entre agosto e setembro, antes de cair para faixa de 4,5% a 5% em 2025 e retornar à meta de 4% em 2026, conforme projeções atualizadas e divulgadas junto com a decisão monetária.
Neste cenário, o BC da Rússia alertou que retornar a inflação para a meta levará mais tempo e exigirá taxas de juros em um nível “muito mais elevado no médio prazo, do que o previsto anteriormente em julho”.
A próxima decisão do BC da Rússia deve ser divulgada no dia 20 de dezembro de 2024.
Siga o CNN Money
O CNN Brasil Money já está nas redes sociais. Siga agora o @cnnbrmoney no Instagram e no Youtube.
Dedicado ao mercado financeiro e aos impactos que os setores da economia geram na movimentação do país e do mundo, o CNN Money terá canal para TV e streaming, além de estar presente no ambiente digital.
O lançamento será no dia 4 de novembro de 2024. Não perca!
Este conteúdo foi originalmente publicado em BC da Rússia eleva taxa básica de juros pela terceira vez e alerta para aperto monetário no site CNN Brasil.