O Brasil é o 33º melhor melhor país para se aposentar, de acordo com pesquisa da consultoria Mercer. O levantamento analisou os sistemas previdenciários de 48 países.
O Index CFA da Mercer índice é composto por três subíndices, ou seja, adequação — que se refere a renda —, sustentabilidade e integridade, para medir cada sistema de renda de aposentadoria.
O Brasil ficou em 33º no ranking mundial, recebendo a classificação C no índice geral. Nas categorias renda e integridade o país recebeu a nota B e no subíndice sustentabilidade E, a menor nota da escala utilizada.
De acordo com avaliação da empresa, o sistema previdenciário brasileiro “possui algumas boas características, mas também apresenta riscos ou deficiências significativas que sem melhorias, sua eficácia ou sustentabilidade a longo prazo pode ser questionada”.
Leia Mais
FMI não atualiza projeções para a Argentina, mas reconhece melhora da inflação
Mercados globais podem estar subestimando riscos geopolíticos, diz FMI
Pela 4ª vez no ano, compra de títulos públicos é suspensa devido à greve dos servidores
No primeiro lugar do ranking está a Holanda, com a classificação A, por possuir “um sistema de previdência robusto e de primeira classe que oferece bons benefícios, é sustentável e tem um alto nível de integridade”.
A previdência dos Países Baixos compreende um sistema de pensão pública fixa e regimes de pensões profissionais quase obrigatórios. Nas categorias renda, integridade e sustentabilidade, a Holanda recebeu a maior nota da escala utilizada.
Em segundo lugar fica a Islândia, que possui um sistema de pensão de segurança, um complemento de pensão ocupacional obrigatório, regimes de pensões privados com contribuições dos empregadores e funcionários, e pensões pessoais voluntárias.
A previdência dos Países Baixos compreende um sistema de pensão pública fixa e regimes de pensões profissionais quase obrigatórios. Nas categorias renda, integridade e sustentabilidade, a Holanda recebeu a nota , a maior da escala utilizada.
O país nórdico também recebeu classificação A nos três quesitos avaliados, mas perdeu por alguns pontos na comparação com a Holanda.
Já a Dinamarca ocupa o terceiro lugar, com um sistema de renda básica pública, benefício de pensão complementar, esquema totalmente financiado que fornece pensões vitalícias e um ocupacional obrigatório.
Veja os dez melhores países para se aposentar
Holanda (Nota A)
Islândia (Nota A)
Dinamarca (Nota A)
Israel (Nota A)
Singapura (Nota B+)
Austrália (Nota B+)
Finlândia (Nota B+)
Noruega (Nota B+)
Chile (Nota B)
Suécia (Nota B)
Siga o CNN Money
O CNN Brasil Money já está nas redes sociais. Siga agora o @cnnbrmoney no Instagram e no Youtube.
Dedicado ao mercado financeiro e aos impactos que os setores da economia geram na movimentação do país e do mundo, o CNN Money terá canal para TV e streaming, além de estar presente no ambiente digital.
O lançamento será no dia 4 de novembro de 2024. Não perca!
Este conteúdo foi originalmente publicado em Brasil é o 33º melhor melhor país para se aposentar, diz pesquisa; confira o ranking no site CNN Brasil.