A cobrança de pedágio para caminhoneiros passará por mudanças a partir desta quarta-feira (1º). Agora, todos os transportadores de carga devem pagar o chamado Vale-Pedágio Obrigatório apenas por meio de TAGs nas concessionárias de rodovias, seguindo resolução da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Os pagamentos via cartão e cupom serão aceitos até 31 de janeiro de 2025, deixando de existir após essa data.
“A mudança tem o objetivo de aumentar a eficiência, a segurança e a aderências às normas no transporte rodoviário de cargas, além de adequar o Vale-Pedágio obrigatório às novas tecnologias para a cobrança de pedágio, como o Free Flow (Sistema de Pedagiamento Eletrônico)”, afirmou a ANTT.
Entre os benefícios previstos com a medida estão as reduções de tempo de viagem, de custos operacionais e das emissões dos gases de efeito estufa.
O que é o Vale-Pedágio Obrigatório
O vale-pedágio foi instituído em março de 2001, e estabelece que o pagamento da taxa, por veículos de carga, é de responsabilidade do embarcador.
Segundo a norma, o valor do vale-pedágio não integra o do frete e não é considerado receita operacional ou rendimento tributável.
O Vale-Pedágio obrigatório deverá ser disponibilizado pelo contratante ao transportador no valor necessário à livre circulação entre a sua origem e o destino, considerando todas as praças de pedágio existentes na rota da viagem contratada e as tarifas correspondentes à categoria do veículo.
IPVA 2025: veja calendário e regras de pagamento do imposto em SP
Este conteúdo foi originalmente publicado em Caminhoneiros devem pagar pedágio apenas via TAG a partir desta quarta (1º) no site CNN Brasil.