A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, tentou acalmar o mercado durante entrevista à CNN nesta quinta-feira (3), após quedas expressivas por conta do anúncio das tarifas recíprocas.
“Para qualquer um em Wall Street esta manhã, eu diria para confiar no presidente Trump. Este é um presidente que está dobrando a fórmula econômica comprovada de seu primeiro mandato”, afirmou.
Leavitt defendeu as medidas e acrescentou que os países atingidos pelas novas tarifas “tiveram 70 anos” para “fazer o certo” e negociar. “Em vez disso, eles estavam roubando os trabalhadores americanos. E o presidente Trump deixou bem claro que esta é uma política que ele iria implementar”, declarou.
A secretária sinalizou que Trump pode discutir a questão com os líderes dos outros países, mas não vai repensar a implementação das tarifas.
“O presidente deixou claro ontem que isso não é uma negociação. Trata-se de uma emergência nacional. Ele está sempre disposto a pegar o telefone para atender ligações, mas expôs ontem sobre o porquê de estarmos fazendo isso”
Leavitt também encorajou as pessoas a “comprar produtos americanos”. Ela acrescentou que a Casa Branca está analisando opções para aliviar o impacto inflacionário aos americanos, que Trump alertou que poderia vir depois das tarifas.
“Estamos trabalhando nisso todos os dias. O povo americano e os pessimistas precisam analisar toda a abordagem econômica do governo que esta administração está adotando”, declarou.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Casa Branca pede “confiança” ao mercado após anúncio de Trump sobre tarifas no site CNN Brasil.