Conheça os diretores que assumirão BC ao lado de Galípolo em janeiro

 

Ao lado de Gabriel Galípolo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou três novos nomes para integrar a diretoria do Banco Central (BC) a partir de janeiro. Nesta segunda-feira (30), estava prevista a assinatura dos termos de posse para a presidência e diretorias da instituição pelos indicados.

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou, no início do mês, Nilton David, chefe de operações de tesouraria do banco Bradesco, para a diretoria de Política Monetária, e os servidores de carreira Gilneu Vivan e Izabela Correa para as diretorias de Regulação e Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta, respectivamente.

Na audiência, os três indicados defenderam o compromisso do BC de levar a evolução dos preços no país ao centro da meta de inflação, estipulada em 3% neste e nos próximos anos.

David ocupará a posição de Galípolo e Vivan e Correa substituirão Otavio Damaso e Carolina Barros, respectivamente, também servidores de carreira do banco.

Os diretores Ailton de Aquino (Fiscalização), Paulo Picchetti (Assuntos Internacionais) e Rodrigo Teixeira (Administração), que assumiram em janeiro deste ano, foram os outros escolhidos por Lula.

Os diretores Diogo Guillen (Política Econômica) e Renato Gomes (Organização do Sistema Financeiro e Resolução), indicados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, seguem em seus cargos.

Com a aprovação da autonomia do BC, sancionada em 2021, os diretores do banco passaram a ter mandatos fixos, não coincidentes com o mandato do presidente da República.

Nilton David

David é graduado em Engenharia de Produção pela USP e está no Bradesco desde 2019. Antes disso atuou em outras instituições, incluindo Morgan Stanley e Citi.

Gilneu Vivan

Mestre e bacharel em Economia pela Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Vivan é servidor do BC desde 1994 e atualmente chefia o Departamento de Regulação do Sistema Financeiro.

Izabela Correa

Correa é servidora do BC desde 2006 e atual secretária de Integridade Pública da Controladoria-Geral da União.

Graduada em administração pública, ela foi pesquisadora de pós-doutorado na Universidade de Oxford e tem doutorado em Governo pela London School of Economics and Political Science.

Brasileiros estão otimistas em relação a emprego e renda em 2025, afirma Febraban

Este conteúdo foi originalmente publicado em Conheça os diretores que assumirão BC ao lado de Galípolo em janeiro no site CNN Brasil.

 

Novidades

Banner personalizado

Aqui (378 x 296 area)

Cadastre-se na nossa newsletter

Receba novidades e informativos direto em seu email.

Newsletter

Cadastre-se para receber as principais novidades em seu e-mail.

Portal de notícias Dealer Intelligence