Na ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), o Banco Central (BC) informou que elevou a taxa de juros real neutra que utiliza em seus modelos de 4,75% para 5% ao ano.
A taxa de juro neutra é o patamar que não desacelera e nem acelera a inflação, já que está em linha com o crescimento potencial da economia. Ou seja, quanto maior a taxa neutra, maior terá de ser a taxa nominal – atualmente em 12,25% ao ano – para que os efeitos esperados da política monetária se tornem concretos.
De acordo com a ata, o Comitê menciona que em função da incerteza intrínseca e da própria natureza da variável, a taxa neutra de juro não deve ser atualizada com frequência e nem de maneira abrupta, salvo em casos “excepcionais”.
“Nesse contexto, o Comitê elevou a taxa de juros real neutra em seus modelos de 4,75% para 5,00% a.a. e seguirá avaliando essa hipótese”, diz o documento. Em junho, a autarquia já havia elevado o juro neutro de 4,5% para 4,75% ao ano.
Ao explicar os principais fatores que motivaram o aumento dos juros na última reunião, o BC cita que alta do dólar e o anúncio do pacote fiscal foram determinantes para o aumento de 1 ponto percentual da taxa Selic.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Copom: BC elevou taxa neutra de 4,75% para 5% em modelos no site CNN Brasil.