As micro e pequenas empresas (MPEs) lideraram a busca por crédito em julho, registrando aumento de 13,1%, segundo pesquisa da Serasa Experian, cedida com exclusividade à CNN.
Esse movimento impulsionou a alta geral de 12,7% na demanda por recursos financeiros em comparação com o mesmo mês em 2023.
Os dados são do Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian, que também apontaram leve alta de 0,3% na demanda por crédito entre as grandes companhias.
Apenas os negócios de médio porte apresentaram recuo, com queda de 0,9% no mesmo período.
Leia Mais
Anatel adia regulação que bloqueia linhas 20 dias após atraso de pagamento da conta
Dirigente do BCE alerta para queda muito rápida dos juros
BNDES assina contrato com organizações negras para financiar “Pequena África” no Rio
Mesmo com as taxas de juros elevadas no Brasil, alguns fatores podem explicar o aumento da demanda por crédito das empresas, como a necessidade de capital de giro, explica Luiz Rabi, economista da Serasa Experian.
Além disso, expectativas de crescimento futuro incentivam as empresas a assumir custos mais altos de crédito para investir em expansão e melhorias.
Números positivos em todos os setores
Na visão por setores, a categoria que mais cresceu foi “Demais”, que engloba companhias do segmento “Primário”, “Financeiro” e “Terceiro Setor”, com avanço de 25%.
Na sequência, o setor “Indústria” cresceu 14,7%, enquanto “Comércio” teve alta de 12,3%.
Análise por Unidades Federativas
Ao analisar o crescimento em todos os estados do Brasil, Mato Grosso do Sul (52,1%) e Espírito Santo (36,7%) foram os que lideraram o ranking em julho. Na ponta oposta, Amazonas foi o único estado que registrou queda no período, recuo de 1%.
Cooperativas de crédito crescem e chegam a 57% das cidades brasileiras
Este conteúdo foi originalmente publicado em Demanda de empresas por crédito cresce 12,7% em julho, impulsionada por MPEs, diz Serasa no site CNN Brasil.