Aos 42 anos, Gabriel Galípolo será o presidente mais jovem do Banco Central (BC) neste século. O atual diretor de Política Monetária da autarquia teve seu termo de posse assinado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta segunda-feira (30).
Galípolo e os novos diretores do BC indicados pelo governo assumem seus novos postos após a publicação do decreto de nomeação no Diário Oficial da União (DOU), e somente a partir de 1º de janeiro de 2025, conforme previsto em lei.
Antes de Galípolo, o mais jovem a estar na cadeira foi Armínio Fraga, que assumiu a presidência do BC em março de 1999, aos 41 anos.
Depois de Armínio, Henrique Meirelles assumiu o BC em 2003, aos 57 anos; Alexandre Tombini, em 2011, aos 47 anos; Ilan Goldfajn, em 2016, aos 50 anos; e Roberto Campos Neto, em 2019, aos 49 anos.
O economista substituirá Campos Neto, cujo mandato no BC vai até esta terça-feira (31).
Ao longo do atual mandato, Lula reafirmou que Galípolo era um “menino de ouro” e defendeu sua responsabilidade junto do BC. A nomeação para subtituir Roberto Campos Neto foi oficializada em 28 de agosto, e aprovada pelo Senado no dia 8 de outubro.
*Com informações de Danilo Moliterno, da CNN
Este conteúdo foi originalmente publicado em Galípolo será o mais jovem a assumir presidência do BC neste século no site CNN Brasil.