O consumo dos brasileiros em supermercados e restaurantes cresceu em 2025 em relação ao último, mesmo diante do aumento da inflação no país.
As transações em supermercados tiveram alta de 8,9% em fevereiro deste ano em relação ao mesmo período de 2024, mostrou uma pesquisa da Alelo, em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
Já o número de transações realizadas em restaurantes subiu 2,8% na mesma comparação anual.
Segundo a pesquisa, houve um aumento também no valor gasto pelos brasileiros nos supermercados e restaurantes em 2025..
Supermercados
No caso dos supermercados, o valor total das compras dos brasileiros aumentou 19,6% e o valor médio por transação cresceu 9,8% em fevereiro, na comparação anual.
Já no acumulado dos últimos 12 meses, houve uma alta de 11,2% no volume de vendas nos estabelecimentos e, em relação ao faturamento, a expansão foi de 20,3%.
Na comparação entre janeiro e fevereiro deste ano, os supermercados tiveram um aumento de 1% no número de transações e o valores das vendas cresceu 2,2%. Além disso, o valor médio cresceu 1,1% em fevereiro.
Segundo dados do IBGE, os preços da alimentação no domicílio, medidos pelo IPCA, registraram alta de 0,8% em fevereiro/2025. Em relação a fevereiro de 2024, a inflação acumulada é de 7,1%.
Restaurantes
Os brasileiros têm optado mais pelas refeições fora de casa, indicou a pesquisa.
Em fevereiro, os restaurantes tiveram um aumento de 3,2% na quantidade de transações em comparação com o mês de janeiro. Além disso, o valor transacionado teve alta mensal de 2,2%, apesar da queda de 0,9% no valor médio por transação no mesmo período.
Já na comparação anual, as transações efetivadas aumentaram 2,8%. Referente ao valor das vendas desses estabelecimentos, foi registrado uma alta significativa de 16,4%. O aumento no valor médio por transação, na mesma comparação, cresceu 13,2%.
Referente ao acumulado dos últimos 12 meses, os restaurantes tiveram um avanço de 4,6% nas transações, além de um aumento de 15,6% no valor transacionado. Em relação ao valor médio por transação, houve um crescimento de 10,5% no mesmo comparativo.
Dados do IPCA, divulgados pelo IBGE, mostraram que os itens de alimentação fora de domicílio, que abrangem as refeições fora de casa, tiveram uma inflação de 0,5% em fevereiro de 2025. No último ano, os preços desse subgrupo subiram, em média, 6,7%.
Inflação Brasil em fevereiro
Em fevereiro, a inflação no Brasil atingiu 1,31%, o maior patamar para o mês em 22 anos e a alimentação foi um dos vilões.
Apesar de alguns itens apresentarem queda, como o arroz, feijão e tomate, o custo médio da refeição subiu 9,2% no período de 12 meses, pressionando o orçamento das famílias brasileiras.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Gastos em supermercado e restaurante sobem apesar de inflação, diz pesquisa no site CNN Brasil.