Governo federal pode ter 1ª PPP “pura” com projeto no São Francisco

 

O projeto de gestão das águas do rio São Francisco pode se tornar a primeira parceria público-privada (PPP) “pura” do governo federal. A informação consta no último relatório iRadarPPP, elaborado pela consultoria Radar PPP e antecipado todo mês pela CNN.

O governo federal nunca assinou PPP no sentido estrito previsto na Lei 11.079/2004 — o marco legal das PPPs.

Segundo a legislação, enquadram-se nessa definição as concessões à iniciativa privada com aporte financeiro governamental. As rodovias concedidas, por exemplo, são pagas totalmente com a cobrança do pedágio.

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), lançou, no fim de janeiro, a consulta pública do projeto de gestão das águas do São Francisco.

A transposição beneficia 12 milhões de brasileiros, levando recursos hídricos para quatro estados do Nordeste – Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte – que sofrem com a escassez e irregularidade das chuvas.

A transposição do São Francisco está em pleno funcionamento, mas carece de uma gestão centralizada. A PPP tem como objeto a operação do sistema – o que inclui, por exemplo, a manutenção e eventual troca de bombas e estações elevatórias.

Sócio da Radar PPP, Guilherme Naves aponta como um dos motivos para o governo federal caminhar em direção a sua primeira PPP “genuína” o esgotamento de projetos viáveis sem pagamento governamental.

Naves destaca ainda que o governo, apesar de nunca ter assinado uma PPP, costumeiramente faz pagamentos com recursos do Tesouro Nacional para apoiar projetos de estados e municípios.

Também relembra que a gestão federal subsidia empréstimos do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para empreendimentos.

“Devemos destacar estes casos. Mas o PISF [Projeto de Integração do Rio São Francisco] é o primeiro projeto que, explicitamente, traz a figura do pagamento governamental em uma concessão do governo federal”, indica.

Na avaliação do sócio da Radar PPP, o projeto no São Francisco não é um “ponto fora da curva”, mas um “pontapé inicial” para as PPPs propriamente ditas do governo federal.

Já há novas parcerias em preparação, sendo o mais avançado a modernização do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

“Parece o início de uma nova jornada. O governo cada vez mais observa que a ppp qualifica o gasto governamental. Conforme os projetos andam e o governo se convence disso, os projetos ganham nova escala. As PPPs do governo federal já entraram em linha de montagem”, disse.

CNT: Das 10 melhores rodovias do país, 9 são da iniciativa privada

Este conteúdo foi originalmente publicado em Governo federal pode ter 1ª PPP “pura” com projeto no São Francisco no site CNN Brasil.

 

Novidades

Banner personalizado

Aqui (378 x 296 area)

Cadastre-se na nossa newsletter

Receba novidades e informativos direto em seu email.

Newsletter

Cadastre-se para receber as principais novidades em seu e-mail.

Portal de notícias Dealer Intelligence