Já está disponível o calendário para pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2025 para proprietários de carros licenciados no estado de São Paulo.
De acordo com o cronograma elaborado pela Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP), carros com placas final 1 tem vencimento do imposto em 13 de janeiro, e assim por diante.
“Se o vencimento ocorrer no final de semana, feriado ou dia em que não houver expediente bancário no município de registro do veículo, o pagamento pode ser feito no próximo dia útil”, afirma a Secretaria em nota.
Confira o calendário completo:
- Placa final 1: dia 13 de cada mês;
- Placa final 2: dia 14 de cada mês;
- Placa final 3: dia 15 de cada mês;
- Placa final 4: dia 16 de cada mês;
- Placa final 5: dia 17 de cada mês;
- Placa final 6: dia 20 de cada mês;
- Placa final 7: dia 21 de cada mês;
- Placa final 8: dia 22 de cada mês;
- Placa final 9: dia 23 de cada mês;
- Placa final 0: dia 24 de cada mês.
Os contribuintes que optarem pela antecipação do pagamento do imposto em cota única em janeiro receberão desconto de 3%.
Já para pagamentos integrais realizados em fevereiro não haverá desconto.
Para os veículos pesados, como caminhões, o pagamento também começa em janeiro, com desconto de 3% por antecipação, e segue até o dia 24.
No entanto, o vencimento em cota única, sem desconto, será em 22 de abril.
“Para os proprietários que optarem pelo parcelamento em três, quatro ou cinco vezes, sem desconto, os vencimentos são em 20 de março, 20 de maio, 20 de julho, 20 de agosto e 20 de setembro”, explica o órgão.
Formas de pagamento
Além do pagamento à vista, os motoristas também podem parcelar o tributo em até cinco vezes – de janeiro a maio -, de acordo com o final da placa de cada veículo.
Para efetuar o pagamento do IPVA 2025, basta o contribuinte utilizar a rede bancária credenciada, com o número do Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor).
O pagamento do imposto pode ser feito via Pix ou rede bancária, nos terminais de autoatendimento ou outros canais oferecidos pela instituição bancária. Também é possível fazer a regularização em casas lotéricas e com cartão de crédito, nas empresas credenciadas à Sefaz-SP.
Para a modalidade via Pix é necessário acessar a página do IPVA no portal da Sefaz-SP, informar os dados do veículo e gerar um QR code, que servirá para o pagamento.
Cada R$ 1 na saúde pública gera R$ 1,61 no PIB, aponta pesquisa
Este conteúdo foi originalmente publicado em IPVA 2025: pagamento em SP começa a partir de janeiro; veja calendário no site CNN Brasil.