A polícia fiscal italiana disse nesta sexta-feira (13) que apreendeu cópias chinesas falsificadas de consoles de jogos antigos e videogames das décadas de 1980 e 1990 no valor de quase 50 milhões de euros (55,5 milhões de dólares).
Novas versões de videogames e consoles de jogos populares de décadas atrás foram recentemente relançadas em um fenômeno conhecido como “retrogaming”.
Leia Mais
Dirigente do BCE vê desinflação no caminho certo, mas perspectiva de expansão econômica fraca
Anatel faz competição com prêmios de até R$ 7 mil para combater “gatonet”
Apostas em corte de meio ponto pelo Fed são as mesmas das de 0,25 p.p. nos EUA
A polícia tributária e alfandegária da Guardia di Finanza na cidade de Turim, no noroeste do país, disse em comunicado que apreendeu cerca de 12.000 consoles de jogos em várias províncias da Itália a partir do final de 2023.
Os consoles eram “todos da China”, segundo o comunicado da polícia.
Os consoles continham mais de 47 milhões de cópias piratas de videogames antigos, não possuíam rótulos adequados de saúde e segurança exigidos pela União Europeia e estavam equipados com baterias e circuitos elétricos não certificados, segundo a polícia.
Eles foram vendidos em shopping centers, mercados on-line e sites de empresas italianas.
Nove pessoas, todas de nacionalidade italiana, foram colocadas sob investigação por vários crimes relacionados a comércio fraudulento e violação de direitos autorais. Os videogames apreendidos foram todos destruídos.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Itália apreende cópias falsificadas de videogames antigos no valor de US$ 55 milhões no site CNN Brasil.