O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, deve se reunir ainda nesta semana com o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, para tratar da licença para exploração de petróleo na Margem Equatorial.
Segundo fontes do MME ouvidas pela CNN, o convite partiu do próprio ministro.
Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, pasta à qual o Ibama é vinculado, também deve estar presente na reunião.
A relação entre Agostinho e Silveira tem passado por momentos de instabilidade. O ministro de Minas e Energia afirmou que já havia solicitado duas reuniões com o chefe do Ibama e que estava aguardando com “paciência e humildade”.
Há duas semanas, Silveira subiu o tom e afirmou que Agostinho “está receoso e não tem coragem” de dar uma resposta sobre o pedido de licença para exploração de petróleo na Margem Equatorial.
O governo federal tem pressionado o Ibama sobre o estudo da extração. A demora tem irritado o Planalto, segundo apuração da CNN, que considera até demitir o presidente do instituto.
Apesar da pressão por parte do governo, técnicos do Ibama recomendaram à chefia do órgão negar licença à Petrobras para a exploração da Margem Equatorial na região do Amapá.
Embora o termo “exploração” seja utilizado, o que a Petrobras solicita ao Ibama é a autorização para perfurar um poço e avaliar a viabilidade econômica da extração de petróleo na Margem Equatorial.
Páscoa de 25 deve ficar mais cara após preço do cacau quase triplicar
Este conteúdo foi originalmente publicado em Margem Equatorial: Marina, Silveira e Ibama devem se reunir nesta semana no site CNN Brasil.