A medida provisória (MP) 1.236 de 2024, que isenta medicamentos importados de impostos, perde a validade nesta sexta-feira (25). A MP foi publicada após o programa “Programa Mobilidade Verde e Inovação — Mover” ter sido sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com a emenda que previa a taxação de compras internacionais.
Com a perda de validade, os medicamentos vindos do exterior poderão ser taxados com uma alíquota de 60% sobre o imposto de importação. Na prática, a alíquota volta a ser a mesma que era praticada antes da medida provisória ser publicada.
A MP que trata sobre os fármacos, publicada em 28 de junho, diz respeito aos remédios importados por pessoa física para uso próprio ou individual.
O prazo de vigência de uma medida provisória é de 60 dias, prorrogável uma vez por igual período. Se o texto não for votado pelo Congresso Nacional em 120 dias, perde-se a validade.
O líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), apresentou o projeto de lei (PL) 3449 de 2024 para manter as isenções fiscais sobre os medicamentos diante da falta da apreciação da MP.
Leia Mais
Orçamento está espremido para as agências reguladoras, diz ex-diretor da Aneel ao WW
Vale tem lucro líquido 15% menor no 3º tri, mas supera expectativas
Banir uso do Pix para apostas é contra agenda digital, diz diretor do BC
Não há previsão de quando o PL será colocado na pauta de votação, mas o deputado Átila Lira (PP-PI) foi designado como relator na última terça-feira (22). Em setembro, o deputado José Guimarães apresentou um requerimento de urgência para o projeto, mas o pedido aguarda análise do plenário.
O Congresso Nacional aprovou a cobrança de 20% de Imposto de Importação sobre compras de até US$ 50 pela internet. A taxa está sendo cobrada desde 1° de agosto. Com a MP perdendo validade, a alíquota pode ser cobrada sobre medicamentos importados por pessoas físicas para uso individual.
Siga o CNN Money
O CNN Brasil Money já está nas redes sociais. Siga agora o @cnnbrmoney no Instagram e no Youtube.
Dedicado ao mercado financeiro e aos impactos que os setores da economia geram na movimentação do país e do mundo, o CNN Money terá canal para TV e streaming, além de estar presente no ambiente digital.
O lançamento será no dia 4 de novembro de 2024. Não perca!
Este conteúdo foi originalmente publicado em Medida que isenta medicamentos importados perde validade nesta sexta (25) no site CNN Brasil.