Ministro detalha à CNN suspensão chinesa de compra de frango brasileiro

 

A China anunciou a suspensão da compra de frango de todo o território brasileiro após a detecção do vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma granja de aves comerciais no Rio Grande do Sul.

A medida, que entrou em vigor imediatamente, foi detalhada pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, em entrevista à CNN.

Fávaro explicou que o governo brasileiro já vinha em tratativas com o órgão sanitário chinês (GSQP) para a revisão do protocolo de importação.

O objetivo era conseguir uma abordagem similar à adotada por outros países, como Japão, Emirados Árabes e Arábia Saudita, que restringem apenas o município afetado e um raio de 10 quilômetros ao seu redor em caso de surto.

 

 

Impacto e expectativas

A suspensão chinesa, no entanto, aplica-se a todo o país, o que pode ter um impacto significativo nas exportações brasileiras de frango.

O ministro ressaltou que o estado de emergência sanitária tem duração prevista de 60 dias, mas o foco da doença tem um período aproximado de 28 dias.

Fávaro demonstrou otimismo quanto à possibilidade de restabelecer o fluxo normal de exportações, inclusive com a China, antes do prazo de 60 dias.

Para isso, ele enfatizou a importância da transparência e eficiência nas ações de controle:

“A gente conseguindo eliminar todo o foco, rastrear todos os animais e a produção desses animais oriundos do foco, a gente acha que é possível, com muita transparência, com muita eficiência, estabelecer um fluxo normal, inclusive com a China, antes dos 60 dias.”

O ministério da Agricultura e Pecuária está trabalhando ativamente para conter o surto e garantir a segurança sanitária da produção avícola brasileira.

Consumo seguro

Fávaro enfatiza que o consumo de carne de frango e ovos é completamente seguro, desde que sejam devidamente cozidos. “A população é recomendada e não pode consumir carne de frango e ovos cru, até por outras doenças, como por exemplo, Salmonella”, explica o ministro.

O ministro esclarece que o processo de cozimento é fundamental para garantir a segurança alimentar. “Ao passar por um processo de cozimento, elimina-se totalmente o vírus. Então se por um acaso algum animal tivesse contaminado, ao passar por um processo de cozimento, é eliminado o vírus”, afirma Fávaro.

O risco de transmissão para seres humanos está principalmente associado ao manuseio direto de aves infectadas ou suas carcaças. Por isso, as medidas de precaução são mais rigorosas para os trabalhadores que têm contato direto com as aves nas granjas afetadas.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Ministro detalha à CNN suspensão chinesa de compra de frango brasileiro no site CNN Brasil.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se para receber as principais novidades em seu e-mail.

Portal de notícias Dealer Intelligence