Papel higiênico, charutos e mais: UE divulga lista de possível retaliação

 

A União Europeia (UE) publicou a lista de produtos americanos que serão alvo de tarifas retaliatórias caso as negociações comerciais com os Estados Unidos não sejam bem-sucedidas.

lista de mais de 400 produtos, publicada na segunda-feira (15), inclui papel higiênico americano, maquiagem para os olhos, charutos e tabaco, além de roupas masculinas e femininas.

A maioria das importações estará sujeita a taxas alfandegárias adicionais de 25%.

As medidas da UE deveriam entrar em vigor hoje em retaliação ao forte aumento das tarifas americanas sobre todas as importações de aço e alumínio. No entanto, o bloco de 27 países suspendeu suas contramedidas por 90 dias, até 14 de julho, após os EUA adiarem suas chamadas tarifas recíprocas.

De acordo com cálculos da UE baseados em dados oficiais dos EUA para 2023, as cinco principais exportações de bens dos Estados Unidos para o bloco são petróleo e gás, produtos farmacêuticos e medicamentos, produtos e peças aeroespaciais, equipamentos e suprimentos médicos e veículos automotores.

Até agora, os EUA impuseram tarifas de 25% à UE sobre aço e alumínio e taxas de 25% sobre automóveis. Quanto às tarifas “recíprocas” de 20% do presidente Donald Trump sobre todos os outros produtos do bloco, elas foram reduzidas para 10% por 90 dias.

Olhar sobre os mercados

Após Trump anunciar que estava considerando uma isenção tarifária de curto prazo para montadoras, o índice de referência europeu STOXX 600 subiu 0,6% no início do pregão desta terça.

O DAX da Alemanha subiu 0,8% e o FTSE 100 de Londres subiu 0,6%. No entanto, o índice CAC da França caiu 0,1%.

Tarifas “recíprocas” de Trump não são o que parecem; entenda

Este conteúdo foi originalmente publicado em Papel higiênico, charutos e mais: UE divulga lista de possível retaliação no site CNN Brasil.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se para receber as principais novidades em seu e-mail.

Portal de notícias Dealer Intelligence