O Nasdaq ultrapassou a marca de 20.000 pontos nesta quarta-feira (11), uma vez que o avanço das ações de tecnologia não mostra sinais de desaceleração devido às expectativas de uma regulamentação mais flexível sob a Presidência de Donald Trump nos Estados Unidos e a apostas no crescimento dos lucros de empresas relacionadas à inteligência artificial (IA) nos próximos trimestres.
O índice chegou a subir 1,6%, atingindo um recorde histórico de 20.001,42 pontos.
Ele deu um salto e acumula de mais de 33% este ano, superando o desempenho dos índices S&P 500 e Dow Jones, já que as megacaps de tecnologia, incluindo a Nvidia, a Microsoft e a Apple, adicionam mais peso ao índice com a alta de seus papéis.
Atualmente, as três empresas formam o clube dos 3 trilhões de dólares, com a fabricante do iPhone ganhando uma pequena vantagem.
O índice atingiu 19.000 pontos pela primeira vez no início de novembro, quando Donald Trump garantiu a vitória na eleição presidencial dos EUA e seu Partido Republicano alcançou a maioria nas duas casas do Congresso.
Desde então, as ações dos EUA têm sido sustentadas pelas expectativas de que as políticas de Trump sobre cortes de impostos e regulamentações mais flexíveis possam apoiar as grandes empresas de tecnologia, e que o ciclo de corte de juros pelo Federal Reserve possa manter a economia norte-americana em alta.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Pela 1ª vez: Nasdaq alcança 20 mil pontos impulsionado por ações de IA no site CNN Brasil.