Preço do aluguel comercial desacelera pela metade em novembro, diz pesquisa

 

Os preços dos aluguéis comerciais — salas e conjuntos comerciais de até 200 m² — cresceram acima da inflação em novembro, segundo o Índice FipeZAP de Locação Residencial, com avanço de 0,41% no mês.

No período, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) teve um avanço de 0,39%, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Mesmo assim, o índice representa uma desaceleração em relação a outubro, quando o valor do aluguel residencial avançou 0,82%.

Esse movimento é explicado pelo efeito da sazonalidade, segundo a economista do DataZAP, Paula Reis.

 

Por outro lado, preços de venda do segmento encerraram mais um mês perto da estabilidade, com uma alta de 0,02% no mês, conforme as 10 localidades mapeadas pelo estudo.

Nacionalmente, aquele que pretendia comprar ou vender uma sala ou conjunto comercial de até 200 m² se deparou com o valor de R$ 8.407/m², enquanto para locação foi de R$ 45,41/m² entre as unidades comerciais.

Já nos últimos 12 meses, os preços de venda aumentaram uma média de 0,38%, enquanto os preços de locação de aluguel de salas e conjuntos comerciais avançaram 8,30%.

Para o acumulado do ano, a projeção da economista Paula Reis é que os preços de locação comercial sejam maiores do que no ano passado, diante do aquecimento da economia e a importância de dezembro para o varejo.

De janeiro a novembro deste ano, a variação é positiva em 7,63%. Enquanto no ano passado, no mesmo período registrava-se um recuo de 0,73%.

Há mais mulheres no comando da casa, diz IBGE

Este conteúdo foi originalmente publicado em Preço do aluguel comercial desacelera pela metade em novembro, diz pesquisa no site CNN Brasil.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se para receber as principais novidades em seu e-mail.

Portal de notícias Dealer Intelligence