Revisão de gastos não diz respeito a esse ou aquele ministério, diz Haddad

 

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quinta-feira (24) que a agenda de revisão de gastos não é “um programa” e “não diz respeito a esse ou aquele ministério”. Segundo ele, a proposta é trabalhar questões estruturais para fazer valer o arcabouço fiscal aprovado neste governo.

“Não é um programa. A Fazenda trabalha com questões estruturais. O marco fiscal, o arcabouço fiscal é uma questão estrutural. O reforço do arcabouço fiscal é uma questão estrutural. É diferente de você fazer bloqueio e contingenciamento, que são momentâneos, para fazer com que a lei aprovada pelo nosso governo seja respeitada”, disse após deixar uma reunião com agências de risco em Washington.

Leia Mais

Mesmo com alta no IPCA, Haddad diz que inflação deve ficar dentro da meta

Política de juros impacta dívida pública, mas BC olha para inflação, diz Guillen

Em reunião do G20, Alckmin pede financiamento de países ricos para emergência climática

“Nós estamos trabalhando questões estruturais. Não diz respeito a este ou aquele ministério. São questões estruturais”, finalizou.

Aliado à equipe da ministra do Planejamento, Simone Tebet, os auxiliares de Haddad têm trabalhado em diversas frentes para enxugar a máquina pública.

Para este ano, um série de propostas serão encaminhadas ao Congresso Nacional e, segundo Haddad, podem “envolver uma mudança constitucional”.

Para o ano de 2024, o foco do governo será o controle das despesas com aposentadorias e pensões. Além disso, mudanças no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), imposto de renda, entre outros.

Já em 2025, a equipe econômica quer cortar R$ 25,9 bilhões mirando a revisão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Bolsa Família, além de cortes em fraudes no INSS, Proagro e Seguro Defeso. Além de prever remanejamentos orçamentários para cobrir eventuais buracos.

Siga o CNN Money

O CNN Brasil Money já está nas redes sociais. Siga agora o @cnnbrmoney no Instagram e no Youtube.

Dedicado ao mercado financeiro e aos impactos que os setores da economia geram na movimentação do país e do mundo, o CNN Money terá canal para TV e streaming, além de estar presente no ambiente digital.

O lançamento será no dia 4 de novembro de 2024. Não perca!

Este conteúdo foi originalmente publicado em Revisão de gastos não diz respeito a esse ou aquele ministério, diz Haddad no site CNN Brasil.

 

Novidades

Banner personalizado

Aqui (378 x 296 area)

Cadastre-se na nossa newsletter

Receba novidades e informativos direto em seu email.

Newsletter

Cadastre-se para receber as principais novidades em seu e-mail.

Portal de notícias Dealer Intelligence