O valor bruto da produção agropecuária deverá sair de relativa estabilidade neste ano, quando foi impactado por fenômenos climáticos como a seca na região Centro-Oeste e inundações no Rio Grande do Sul, para um aumento de 7,4% em 2025.
As projeções foram divulgadas na manhã desta quarta-feira (11) pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
Segundo a CNA, a produção do setor deverá alcançar R$ 1,43 trilhão no próximo ano. O segmento agrícola, após uma temporada de quebra de safra, terá uma alta perto de 6%.
Já a expectativa para a pecuária é de um crescimento de 9,2%, com destaque para a bovinocultura de corte, que deve registrar expansão de 20,9% — puxada pelos preços.
Cerca de 60% da produção brasileira gira em torno de quatro grandes produtos: soja, carnes, milho e cana.
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) projeta um recorde de 322,5 milhões de toneladas para a safra de grãos 2024/2025. Trata-se de uma alta de 8,2% em relação à temporada anterior.
Conforme explicou o diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi, além da recuperação na colheita de grãos, há uma perspectiva ainda de melhoria dos preços internacionais da soja e do milho.
Cesta de Natal deve ficar 9% mais cara este ano, aponta pesquisa
Este conteúdo foi originalmente publicado em Valor da produção agropecuária deve ter aumento de 7,4% em 2025, diz CNA no site CNN Brasil.